Seja Voluntário
É seguro participar de uma pesquisa clínica?
Sim!
Na pesquisa, a segurança do participante está sempre em primeiro lugar.
Os riscos associados a algo novo são inerentes ao processo de investigação. No entanto, os participantes têm direitos protegidos pelo protocolo de pesquisa.
Além disso, os benefícios de um novo medicamento representam uma oportunidade para os voluntários, proporcionando acesso a tratamento inovadores de diversas doenças, trazendo mais qualidade de vida para os futuros pacientes.
Todo o estudo é regido pelos Princípios de ICH/GCP (Boas Práticas Clínicas do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para o Registro de Produtos Farmacêuticos para Uso Humano) e pelos comitês de ética das agências regulatórias.
Participar de uma pesquisa clínica é uma decisão séria, mas quando realizada sob essas condições, oferece uma contribuição valiosa para avanços médicos e proporciona um ambiente seguro, ético e humanizado para os voluntários.
Conheça as Etapas da Pesquisa
Fase 1
Cientistas testam a substância em células e animais para entender seus efeitos e se é segura, com isso, descobrem a dose ideal e como ela age no corpo.
Fase 2
A substância é testada em um pequeno grupo de pessoas para verificar sua segurança e efeitos colaterais e definimos a dose ideal para humanos.
Fase 3
A substância é testada em grupos maiores de pessoas com a doença que se pretende tratar. Os cientistas comparam a substância com outros tratamentos disponíveis.
Fase 4
Após a aprovação do medicamento, ele continua sendo monitorado para garantir sua segurança e eficácia.